Você está no e-book mapeamento cultural

Uma região da cidade, uma causa, a tecnologia e as pessoas, juntas, fizeram um festival colaborativo acontecer em SP

O BaixoCentro é um movimento colaborativo, horizontal, independente e auto-gestionado, organizado por uma rede aberta de produtores em torno do Minhocão, no Centro de São Paulo. A ideia de fazer um festival de rua aberto, sob outra lógica de produção, associativa e livre, surgiu em novembro de 2011, a partir de um mapeamento realizado a partir da Casa da Cultura Digital, e a rede começou a se formar em torno da campanha de captação de recursos por crowdfunding (foram necessárias duas campanhas para conseguir atingir a meta). Em janeiro, com a ocupação militar da Cracolândia e a expulsão das pessoas nos prédios ocupados da Frente de Luta pela Moradia, o movimento adquiriu contornos mais políticos, e deslanchou. O início do movimento está muito bem descrito neste artigo do BaixaCultura.

Foi realizado um leilão de obras de arte para arrecadar mais dinheiro. Um evento chamado pré-BaixoCentro ocupou as ruas durante três dias de janeiro, como prévia das atividades de março. E então abriu-se uma chamada pública de atividades para compor uma programação colaborativa – que por fim teve 120 atividades durante 10 dias, a maioria delas na rua. Uma ação de intervenção urbana, “Realidade Pintada”, abriu o festival com 200 litras de tintas colorindo a Av São João, e as pessoas então passaram a ocupar as ruas durante aquele período, como quisessem. Shows de música, teatro, performances, até piscinas espalhadas sobre grama artifical em cima do viaduto.

Com o slogan “As ruas são para dançar”, o movimento conseguiu, a partir da cultura de rede aplicada ao território, dar outro significado às discussões brasileiras em torno do direito à cidade.

O empoderamento e a autonomia das pessoas, estimuladas pela horizontalidade do movimento, já levaram à realização colaborativa de pelo menos outros dois eventos, a Festa Junina do Minhocão (também captada por crowdfunding) e o Santo Forte de Rua, além de influenciar muitos coletivos de arte e pessoas da cidade a ocupar os espaços públicos.

  • Cuka Apel Obat Kutil Kelamin

    Hai This is my first time visit at here and i am in fact happy to read all at single place. i particularly like about the picture / article / presentation that you describe. Very unique. de Nature Indonesia merupakan sebuah CV yg berjalan dalam bidang…

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)