Você está no e-book colaboração

Financiamento coletivo de projetos via internet, com sistema de recompensa. Me ajuda que te dou algo em troca

Crowdfunding é o esforço coletivo empreendido pelas pessoas, normalmente pela internet, para financiar algum projeto, ideia, produto. Cada financiador recebe recompensas equivalentes ao tamanho do apoio, e assim a lógica se dá: você me ajuda a financiar uma ideia, eu te dou algo em troca.

Há diversas plataformas de crowdfunding espalhadas pelo mundo, em diversas línguas. A primeira foi a norte-americana KickStarter (pontapé inicial, em tradução livre), que já teve projetos de milhões de dólares financiados. É necessário descrever o projeto em vídeo, elaborar o sistema de recompensas e mostrar o orçamento necessário. A partir de então, suar a camisa na companha de divulgação, para convencer apoiadores a direcionar dinheiro para o projeto.

No Brasil, o crowdfunding chegou com força em 2011, por meio da plataforma Catarse.me, que ainda se mantém a principal. Até agosto de 2012, já havia arrecadado mais de R$ 3 milhões, com 285 projetos bem-sucedidos.

As implicações políticas e sociais são gigantescas, para além das microrrealizações. Toda uma cena de cultura independente começou a se estruturar no Brasil a partir de então, gente que não se viabilizava por falta de dinheiro. As novas conversas e políticas públicas da área da cultura, hoje muito baseadas no conceito de economia criativa, começam a incluir essas trocas pela internet como símbolo de uma nova era da produção cultural.

 

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)