Você está no e-book colaboração

Inovação pela internet está ligada à colaboração voluntária ou de baixo custo, e alimenta uma cadeia que pode ser vantajosa para todos

Crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. É mais provável que mais e melhores ideias venham de uma comunidade de pessoas do que apenas de um departamento de uma empresa.

Como referem Tapscott e Antony D. Williams, em Wikinomics, as novas “armas de colaboração em massa”, que têm um custo reduzido (desde as ligações Voip e software livre) permitem que muitos milhares de indivíduos e pequenos produtores criem em conjunto produtos, acedam a mercados e deliciem os seus clientes, o que no passado só as grandes empresas conseguiam.

As pessoas agora partilham conhecimentos e recursos que lhes permitem criar uma vasta gama de bens e serviços que qualquer um pode usar e modificar.

É uma das roupagens adquiridas pelos intermediários no universo digital. Quem facilita o contato entre a comunidade e os consumidores gere o dinheiro, como mostra a imagem abaixo, algo que pode ser bastante vantajoso para todos os lados.

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)