Você está no e-book colaboração

Mais do que um conceito, cultura livre é a expressão usada para designar uma cultura que vê o compartilhamento na rede como aliado – e o copyright como freio da evolução.

cultura livre é a visão da cultura promovida por um heterogêneo movimento social baseada na liberdade de distribuir, modificar trabalhos e obras criativas.

O processo pelo qual uma obra deixa de ser passível de direitos autorais e passa ao domínio público é notoriamente complexo e desigual; em determinados países, obras que já deveriam pertencer ao domínio público tiveram o período de vigência do copyrightprotelado. Demonstrando um desequilíbrio entre a sociedade e o poder econômico.

Podemos dizer então que a Cultura Livre defende que todo bem cultural, científico e tecnológico produzido deveria pertencer a toda a sociedade. Para tanto deve oferecer a liberdade de uso, modificação, adaptação e distribuição a todos.

Software livre e o livro homônimo de Lawrence Lessig tem popularizado termo para além de conceitos fechados

O conceito de cultura livre tem sido mais usado especialmente a partir da ideia de copyleft, nascida dentro do movimento do software livre e pelo hacker Richard Stallman, e na década de 2000, com o livro “Free Culture” de Lawrence Lessig, que virou uma referência fundamental para entender o assunto. Aqui abaixo você pode ter acesso a ele, na tradução para o português, editado pela Trama Universitário e publicado em 2005.

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)