Você está no e-book colaboração

O serviço de mapas do Google não serve apenas para buscar um local. Você pode ter seus próprios mapas ali, e criar outros!

Nunca foi tão fácil criar seus próprios mapas. Com o recurso “Meus mapas” no Google Maps, você pode marcar locais, caminhos e regiões de interesse em um mapa personalizado, além de compartilhá-lo com o mundo! É possível até adicionar textos descritivos, fotos, vídeos e visualizar seu mapa no Google Earth.

Este vídeo demonstra como criar um mapa personalizado com o recurso Meus mapas (1:19).

Conteúdo do tutorial:

Com o recurso Meus mapas no Google Maps, há inúmeras possibilidades interessantes para você e sua organização. Veja algumas ideias:

  • Planeje um evento e distribua a informação aos participantes.
  • Gere um mapa localizando as filiais da sua organização no país ou no mundo, para que qualquer pessoa veja.
  • Mapeie sua base de voluntários e planeje geograficamente os objetivos a serem alcançados.

O tutorial o guiará por um exemplo de organização de um dia de limpeza de uma praia, como mostrado abaixo. Ao final, teremos um mapa comoeste.

Gostaríamos que nosso mapa mostrasse os seguintes itens: o ponto de encontro, o caminho que cada equipe deve seguir, o ponto final o local onde faremos nosso piquenique ao final da limpeza. Você pode acompanhar o itinerário, modificar os locais e as descrições, de acordo com suas necessidades. Descubra o quanto esse processo pode ser divertido e prático.

Pré-requisitos

  • Não é preciso nenhum conhecimento em programação!
  • Para criar um mapa usando Meus mapas, você precisa acessar sua Conta do Google. Se você ainda não criou uma conta, inscreva-se aqui. É grátis.
  • Se quiser ver seu mapa no Google Earth, faça o download da versão mais recente aqui (também é grátis).

Vamos começar!

1. Vá para o Google Maps.

2. Faça login em sua Conta do Google, se ainda não o fez, usando o link no canto superior direito.

3. Clique no link Meus mapas abaixo da caixa de pesquisa.

4. Clique no botão Criar novo mapa.

5. Escolha um título e uma descrição para o seu mapa. Torne seu mapa público ou não-listado. Tornaremos o nosso público, para que ele apareça em resultados de pesquisa.

6. Clique no botão Salvar.

7. Vamos aumentar o zoom na área da Praia de Santa Cruz. Digite “Santa Cruz Beach, USA” (Praia de Santa Cruz, EUA) na caixa de pesquisa e aumente o zoom para obter uma visão mais aproximada. Depois de aumentar o zoom, clique no link Meus mapas para retornar ao seu mapa.

8. Clique no botão Satélite localizado no canto superior direito do mapa. No menu do botão Satélite, mantenha a opção Mostrar nomesmarcada. Ao fazer isso, poderemos ver as imagens aéreas, juntamente com as informações sobre ruas.

 

Agora, vamos adicionar dados!

Adição de marcadores: Vamos marcar lugares para pontos de encontro do grupo!

1. Clique em  no canto superior esquerdo do mapa. O cursor deve se tornar um ícone de marcador com um ponteiro no formato de um “X”. Os ponteiros indicam onde o marcador deve ficar.

2. Primeiro, o ponto inicial deve ser marcado para a limpeza da praia. Mova o cursor para o local apropriado. Se quiser descartar esse marcador, pressione a tecla Esc.

3. Clique com o botão do mouse para posicionar o marcador. Ele deve saltar para o local.

4. Adicione um título e uma descrição.

5. Também é possível mudar o ícone do marcador clicando no ícone no canto superior direito da janela de informações.

Se quiser adicionar um ícone personalizado ao mapa, como a logomarca da sua empresa, clique em “Adicionar um ícone”. Digite o URL completo para sua logomarca na web (por exemplo: http://www.minha_empresa.org/nossa_logo.jpg). O tamanho ideal para a logomarca é de 64 x 64 pixels. Neste exemplo, digite http://www.cleanuptheworld.org/images/en/new_version_logo_for_website_en.jpg.

6. Clique em OK para salvar o marcador.

7. Adicione outro marcador para o ponto de destino. Veja como seu mapa vai ficar depois da adição destes dois marcadores.

Dicas:

  • Para mover qualquer marcador no seu mapa, arraste-o e solte-o para o novo local. Observe que só é possível editar ou mover os marcadores nos seus mapas, e não nos mapas de outras pessoas.
  • Para editar o título ou a descrição de um marcador, clique no marcador para abrir a janela de informações. Edite o título e a descrição e clique em OK.

Adição de linhas: Vamos mostrar por onde ir!

1. Clique em . Seu cursor aparecerá assim:

2. Primeiro, vamos mostrar o caminho que o primeiro grupo, o Grupo A, deve percorrer. Mova o cursor até o local apropriado e clique para começar a desenhar a linha. Se quiser descartar essa linha, pressione a tecla Esc.

3. Clique com o botão do mouse em cada ponto da linha.

4. Para terminar de desenhar a linha, clique duas vezes no último ponto de destino.

5. Adicione um título e uma descrição.

6. Também é possível mudar a cor, a transparência e a espessura da linha clicando na amostra de cor no canto superior direito da janela de informações.

7. Clique em OK para salvar a linha.

Adicione outra linha para o segundo grupo, o Grupo B. Eis a aparência que seu mapa terá depois de adicionar esses dois caminhos.

Dicas:

  • Para mover uma linha no mapa, passe o mouse sobre a linha para que os pontos finais desapareçam. Clique e arraste os pontos para movê-los.
  • Para excluir um ponto da linha, clique com o botão direito ou mouse no ponto e selecione Excluir no menu de contexto.
  • Para adicionar um ponto à linha, clique em um dos pontos semi-transparentes ou clique com o botão direito do mouse na linha e selecioneAdicionar um ponto do menu de contexto.
  • Para editar o título ou descrição de uma linha, clique na linha para abrir a janela de informações. Edite o título e a descrição e clique em OK.

Adição de formas: Vamos mostrar a área de piquenique e o estacionamento!

1. Clique em . Seu cursor aparecerá assim:

2. Já é possível arrastar uma caixa pela área de piquenique. Mova o cursor até o local apropriado e clique para começar a forma. Se desejar desfazer a linha, pressione a tecla Esc.

3. Clique com o botão do mouse em cada extremidade da forma.

4. Para terminar de desenhar a forma, clique duas vezes no ponto final e clique no ponto inicial para completar a forma.

5. Adicione um título e uma descrição.

6. Também é possível mudar a cor e a transparência da forma, clicando na amostra de cor no canto superior direito da janela de informações.

7. Clique em OK para salvar a forma.

8. Crie outra região para mostrar a área do estacionamento. Veja como seu mapa vai ficar depois da adição destas regiões.

Dicas:

  • Para mover uma forma no mapa, passe o mouse sobre a forma para que as extremidades apareçam. Clique e arraste os pontos para movê-los.
  • Para excluir um ponto da forma, clique com o botão direito ou mouse no ponto e selecione Excluir no menu de contexto.
  • Para adicionar um ponto em seu polígono, você pode clicar em um dos pontos semitransparentes ou clicar com o botão direito do mouse no polígono e selecionar Adicionar um ponto no menu de contexto.
  • Para editar o título ou descrição de uma forma, clique na forma para abrir a janela de informações. Edite o título e a descrição e clique emOK.

Adicione fotos ao seu mapa

1. Ainda no modo Editar, crie um novo marcador ou clique no marcador ao qual deseja adicionar a foto. Também é possível abrir o marcador clicando nele na lista existente no painel esquerdo.

2. Com o marcador aberto, clique no link Rich text.

3. Em seguida, clique no ícone Inserir imagem. Digite o URL referente ao local da imagem na web (por exemplo: http://www.minha_organização.org/img/limpeza_da_praia.jpg). As imagens com menos de 400 pixels se adequarão melhor dentro do balão pop-up. Neste exemplo, digite o seguinte URL:

http://www.cleanuptheworld.org/images/en/jordan_the-royal-marine-conservation-society-of-jordan–large.jpg

4. Você verá a imagem aparecer na descrição do balão.

5. Clique em OK.

Adicione vídeos do You Tube ao seu mapa

1. Acesse o You Tube e encontre o vídeo que deseja incorporar ao seu balão.
You Tube

2. Copie o código de incorporação referente ao vídeo.

3. Volte para o Google Maps. Certifique-se de que seu Meu mapa esteja aberto no modo Editar. Crie um novo marcador ou abra o marcador ao qual deseja adicionar um vídeo do You Tube. É possível abrir o marcador clicando nele no mapa ou clicando nele na lista existente no painel esquerdo.

4. Clique em Editar HTML. Cole o código de incorporação copiado do You Tube.

5. Clique em OK.

6. Clique no botão Salvar para salvar o mapa, em seguida clique no botão Pronto para concluir a edição do mapa.

É só isso. Veja o nosso mapa pronto!

Você pode retornar ao mapa sempre que desejar. Basta acessar o Google Maps e clicar no link Meus mapas. Faça o login em sua Conta do Google e selecione o mapa na lista de mapas.

Compartilhamento de mapas com voluntários

1. Clique no link Link no lado superior direito da página.

 

2. Encontre a caixa de texto Colar link no e-mail ou em mensagem instantânea. Vamos enviar por e-mail para os voluntários.

 

3. Selecione e copie o link, colando-o no texto do e-mail.

 

Seus voluntários terão fácil acesso ao mapa, possibilitando um evento bem planejado!

 

Veja o seu mapa no Google Earth! (opcional)

O Google Earth oferece uma experiência avançada de navegação incluindo terrenos tridimensionais e várias camadas de conteúdo. Se deseja visualizar seu mapa no Google Earth, você veio à seção certa. Caso ainda não tenha a versão mais recente do Google Earth, faça o download aqui.

Veja seu mapa no Google Earth

1. Abra um Meu mapa já concluído. Se ainda não tiver um Meu mapa concluído, você pode usar este mapa.

2. Clique no link Visualizar no Google Earth perto do canto superior direito da página Meus mapas.

3. Será feito o download do mapa como um arquivo KML para o computador, que permitirá visualizar o mapa no Google Earth. Também é possível enviar o arquivo KML por e-mail para voluntários, ou publicá-lo no site da organização para que qualquer pessoa possa fazer o download.

5. Para visualizar, clique duas vezes no arquivo KML salvo no computador ou inicie o Google Earth e vá para o menu Arquivo e selecione Abrirpara selecionar o arquivo KML desejado. O arquivo foi adicionado à pasta Lugares temporários, dentro no painel Lugares.

6. Para aumentar o zoom na área geográfica relevante, clique duas vezes no link do arquivo KML “Dia de limpeza da praia” no painel Lugares.

7. Clicando no sinal de “+” na pasta “Dia de limpeza da praia”e, em seguida, clicando duas vezes no item desejado, você pode aumentar o zoom em linhas, formas e marcadores específicos.

8. Certifique-se de verificar o terreno tridimensional usando os controles de navegação Olhar, localizados no canto superior direito do Google Earth.


  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)