Você está no e-book mapeamento cultural

Projeto de mapeamento afetivo e comunitário realizado em 2009 no extremo leste da cidade de São Paulo

O Mapa das Artes da Cidade Tiradentes é um mapa virtual e interativo da comunidade artístico-cultural deste bairro do extremo leste da cidade de São Paulo, organizado sobre um mapa físico e geográfico da cidade. Nele é possível localizar pessoas, grupos, espaços e eventos relacionados às linguagens da música, dança, audiovisual, artes plásticas, literatura e teatro. Outras questões relacionadas à vida cotidiana das pessoas do bairro são apresentadas numa série de temas como jovem, negro, mulher, trabalho, etc. O mapa apresenta as informações da comunidade por meio de vídeos, fotos, músicas e textos.

Inicialmente as informações do Mapa das Artes foram postada pelos organizadores do site, mas toda a comunidade da Cidade Tiradentes pode participar

se cadastrando no site e postando suas próprias informações. Desta forma o mapa se mantém em desenvolvimento permanente. O site também apresenta um fórum, onde os usuários podem ter seu perfio, propor discussões e comunicar-se uns com os outros.

O projeto de mapeamento foi realizado pelo Instituto Pólis, financiado pelo Centro Cultural da Espanha. Durante o ano de 2009, a equipe do Pólis, junto com quatro agentes culturais da Cidade Tiradentes, coletou e organizou as informações apresentadas no mapa até o momento de seu lançamento. Foram selecionados 50 artistas e realizadas vídeo-entrevistas à campo com eles, que a seguir foram editadas e programadas para serem apresentadas no site.

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)