Você está no e-book colaboração

Cada computador com uma parte do arquivo, apenas todos juntos têm o arquivo todo

P2P é a sigla para peer-to-peer (ponto-a-ponto), uma sistema computacional em que a rede é feita entre computadores de forma descentralizada – cada ponto é tanto servidor como cliente. Essa tecnologia possibilita a troca de arquivos em rede, por exemplo, em formatos como o BitTorrent (quando o arquivo é dividido em milhares de partes pequenas, armazenadas em computadores diferentes).

Para além da tecnologia, o P2P acabou moldando a forma de colaboração via internet, tanto em sistemas em que a troca de dados está em jogo, como naqueles em que as trocas também são simbólicas. A crise de intermediação em todas as áreas tem a ver com isso, as formas como as empresas se organizam, e até as famílias.

Funciona melhor, diz a tecnologia P2P, quando cada um pode contribuir para o todo sem hierarquia.

Por outro lado, a troca de arquivos é vista como criminosa por várias legislações do mundo, em que o direito autoral é prioridade. Os casos polêmicos do Napster, Emule, do PirateBay e, mais recentemente, do Wikileaks, são exemplos de quanto o mundo ainda não está preparado para uma lógica horizontal de organização.

  • …Recommended websites

    […]Check out AXA – one of the best Bosnian rock bands from the late 90’s – early 00’s. The band was later renamed to INGRAY, moved to the US and recorded some great albums for different labels. It’s founder, popular visual artist, Haris Cizmic (ha…

  • networking events Mar 30, 2018 Reply

    Business Card etiquette goes a long way. Not only engagement but in certain company I will even wait until out of reach to put
    it in my pocket, as a sign of respect.

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)