Você está no e-book mapeamento cultural

Inspirada pelo conceito de “Wikicidade”, a plataforma criada na capital gaúcha quer transformar a relação da cidade através da colaboração.

O projeto PortoAlegre.cc é uma plataforma de colaboração cidadã, onde você pode conhecer, debater, inspirar e transformar a própria cidade. Criado a partir do conceito de Wikicidade por um grupo da Unisinos, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, a plataforma é um grande mapa que copia digitalmente como a cidade funciona.

Cada um dos 82 dos bairros estão representados dentro do PortoAlegre.cc. Ele é uma cópia fiel e digital de como a cidade funciona. Você poderá navegar pelo mapa e publicar conteúdos diretamente em sites de redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube e Vimeo, falando de situações que te tocam na cidade – sempre lembrando que ela pode melhorar com a ajuda de todos.

O “cc” do nome vem do termo Creative Commons, um tipo de licença de propriedade intelectual criado para compartilhar conteúdos culturais com todos.

Assim, todo este projeto pode ser utilizado por qualquer um para também fazer um wikispot de um lugar na sua cidade.

Como colaborar

Na primeira etapa, você pode contribuir criando uma causa. Bem, mas o que é uma causa?

É algo que pode ser feito para melhorar um lugar em Porto Alegre. Quer uma cidade mais segura? Mais tranquila? Quem sabe, mais sustentável? Você pode ter uma ideia de como colocar isso em prática. E já imaginou que pode haver outras pessoas interessadas em ajudar em levar isso adiante? Mas as causas não se resumem a demandas e anseios. Uma causa pode ser criada para celebrar um lugar. Cadastre no site aquela galeria de arte bacana do seu bairro, o point do skate e do chimarrão. Qualquer lugar que mereça um destaque é bem-vindo no PortoAlegre.cc

Para criar uma causa, basta criar um usuário no site e se conectar com sua conta do Twitter, Facebook ou Google. Daí é escrever a sua ideia e espalhá-la entre seus amigos. Quanto mais gente souber, mais pessoas poderão ajudar a tirar a ideia da sua cabeça e mudar a realidade que nos cerca.

Mais informações

José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, fala sobre o projeto no TEDx Laçador

 

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)