Você está no e-book jornalismo digital

Uma das principais comunidades da rede brasileira, a THacker quer abrir os dados públicos e propor ações para ressaltar a importância dessas informações

A comunidade Transparência Hacker é um espaço para que desenvolvedores web, jornalistas, designers, gestores públicos e outros indivíduos dos mais diferentes perfis proponham e articulem ideias e projetos que utilizem a tecnologia para fins de interesse da sociedade.

O grupo, que em agosto de 2012 contava com mais 500 membros,  quer primariamente trabalhar com dados governamentais abertos, promovendo ações que evidenciam a importância desses dados e fazendo pressão para que os organismos do governo brasileiro adotem a mesma medida de liberação de dados públicos em formatos abertos. Acima de tudo, provocamos e buscamos evidenciar questões sociais e políticas através da ressignificação de informações existentes, mas que ainda são de difícil acesso para a sociedade em geral.

Entre os diversos projetos que nasceram da comunidade – como o Queremos Saber, o Legisdados e o Deputado Analytics – o ÔnibusHacker é talvez o mais visivel.

O projeto começou em junho de 2011, quando a Transparência Hacker o lançou no Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo. Em dois meses, 500 pessoas doaram 60 mil reais para a compra do ônibus, que começou a rodar pra valer em 2012. Desde então, 8 invasões hacker foram realizadas por mais de 100 pessoas de redes e áreas diversas para um público que chega a 3 mil pessoas.

Passados um ano da existência do Ônibus Hacker, hoje ele é um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas. Por política, entendemos toda apropriação tecnológica, toda gambiarra, todo questionamento e exercício de direitos. Por ação, entedemos a prática, o faça você mesmo uma antena de rádio, um projeto de lei, uma escola. Informações e fotos das “invasões” hackers tem aqui.

Mais informações:

Lista (THacker): thackday@googlegroups.com
Lista (ônibus Hacker): onibushacker@googlegroups.com


Vídeo realizado por Rafael Frazão, da Filmes para Bailar, sobre o Ônibus Hacker.

  • Valuable info. Lucky me I discovered your web site by chance, and I am surprised why this
    accident did not happened in advance! I bookmarked it.

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)