Você está no e-book colaboração

Criado por 3 estudantes dos Estados Unidos, o YouTube é, com sete anos de estrada, o principal site de vídeos do planeta

O compartilhamento de vídeos tornou-se uma das mais importantes partes da cultura da Internet. Hoje, qualquer pessoa que tenha uma câmera, um computador e conexão pode se tornar um produtor de conteúdo e ter voz no mundo. Este foi um dos princípios em que Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim se fundamentaram para criar o YouTube, lá em 2005, e que hoje é regra fundamental no mundo dos vídeos on-line.

Chad Hurley e Steve Chen se tornam os primeiros diretores do YouTube (atualmente desempenham as funções de CEO,diretor executivo, e CTO, diretor de tecnologia, respectivamente). A facilidade para alojar vídeos pessoais de até 10 minutos de duração tornam o YouTube extremamente popular no início de 2006. Por conta disso, em outubro de 2006, o Google compra o site pela cifra de um U$ 1,650 bilhões de dólares, numa das aquisições mais comentadas da época.

Os dados de 2011 divulgados pelo Google indicam que mais de 48 horas de vídeos são carregadas no site a cada minuto (crescimento de 100% em relação a 2010) e mais de 3 bilhões de vídeos são assistidos por dia.

1. Assista. Óbvio demais? #not

Você pode navegar pelo site e assistir a vídeos sem estar logado, mas se quiser interagir crie sua conta gratuitamente no Youtube. Se você já tem alguma conta do Google, pode usar login e senha para se conectar ao site de vídeos. Criando uma conta você poderá:

_ Mostrar que gostou ou não de um vídeo, clicando nos botões “Like” ou “Unlike”, abaixo da janela do vídeo;
_ Comentar os vídeos a que acabou de assistir. É possível ainda avaliar a qualidade dos comentários feitos pelos usuários e comentar os comentários. Aqueles com mais votos positivos ganham lugar de destaque, logo abaixo do player.

Para assistir vídeos em HD, clique no botão de formato de vídeo no canto inferior direito e selecione as opções “720p”, “1080p” ou “Original”, quando estiverem disponíveis. É possível também converter vídeos 2D em 3D e assisti-los (é necessário equipamento especial).

2. Acompanhe o que é trend no Youtube

Gráficos
Acessando youtube.com/charts/ você pode ficar sabendo quais foram os vídeos mais comentados, mais apreciados, que tiveram mais inscritos, vídeos, parceiros e usuários mais vistos e os mais adotados como favoritos do dia, da semana ou do mês e ainda pode filtrar os resultados por categorias. Para obter a lista dos vídeos mais acessados do Youtube de todos os tempos, selecione o filtro “Desde o início”.

Youtube Trends
Você pode ficar sabendo quais vídeos têm mais chances de se tornar um viral, acompanhando o blog de tendências do YouTube e fazendo buscas no Trends Dashboard. É possível comparar os vídeos mais acessados em até três países (ou cidades dos Estados Unidos) e filtrar os resultados por faixa etária.

3. Fique sabendo das novidades de cada canal

Ao se inscrever em um perfil de um usuário, você passará a receber as atualizações daquele canal, semelhante às “assinaturas” no Facebook ou ao que acontece quando você segue um perfil no Twitter. O botão “Inscrever-se” estabelece uma linha direta entre os vídeos mais recentes dos seus canais favoritos e sua caixa de entrada. Atualmente, o Google contabiliza a marca de mais de um bilhão de inscrições já feitas.

Você que tem um canal no Youtube pode incorporar um widget ao seu website ou blog e assim os visitantes poderão se inscrever no seu canal sem ter que sair do seu site. Basta incorporar o código abaixo ao código-fonte do seu website ou blog (processo semelhante a quando você incorpora um vídeo do YouTube):

<iframe id=”fr” src=”http://www.youtube.com/subscribe_
widget?p=[add YouTube Username here]” style=”overflow:
hidden; height: 105px; width: 300px; border: 0;” scrolling=”no”
frameBorder=”0′′></iframe>

4. Compartilhe!

Compartilhar conteúdo é um valor intrínseco às redes. Como já dissemos aqui, rede é relacionamento, são relações construídas por pessoas. Portanto, toda produção de conteúdo só vai fazer sentido se esse material estiver disponível para ser compartilhado.

Quando você estiver assistindo a um vídeo no YouTube, verá abaixo do player o botão “Compartilhar” (ou “Share”, em inglês). Ao clicar neste botão, será disponibilizado um link para o vídeo e os botões para

_ Incorporar: edite as opções de cor e tamanho. Será gerado um código para você copiar e colar no HTML do seu site ou blog e adicionar ali o vídeo de sua escolha.

_ Enviar vídeo por e-mail: é só digitar os endereços dos destinatários,escrever uma mensagem e pronto! Já pode enviar!

Compartilhar nas redes sociais: estão disponíveis os botões para o Orkut, para o Facebook e o botão +1 do Google. Clique em “exibir mais” para poder compartilhar em outras redes, como Twitter e MySpace. No caso do Twitter, por exemplo, o Youtube fornece uma mensagem padrão + link do vídeo encurtado + menção ao @youtube, mas você poderá editar esta mensagem. Você segue um perfil no Twitter. O botão “Inscrever-se” estabelece uma linha direta entre os vídeos mais recentes dos seus canais favoritos e sua caixa de entrada. Atualmente, o Google contabiliza a marca de mais de um bilhão de inscrições já feitas.

_  Videoconferências no Google: Clicando no botão “Compartilhar” abaixo da janela do vídeo também será dada a opção de “Iniciar um Google+ Hangout”.O Hangout é um serviço que permite aos usuários realizarem videoconferências com até dez pessoas através da rede social Google+. Esta função permite o compartilhamento e a discussão de um vídeo por meio da plataforma. É possível ainda fazer hangouts pelo celular e também gravar as sessões.

5. Personalize seu canal.

Você pode personalizar seu canal e torná-lo mais atraente e interativo, inclusive criando links para que os usuários acessem suas páginas em outras redes sociais. Exemplo de canal personalizado:

Nome: Showlivre.com
Exibições do canal: 648,510
Total de exibições do material enviado: 87,901,789
Participante desde: 11/09/2006
Inscritos: 28,223
Site: http://www.showlivre.com
#90 – Com mais inscritos (desde o início)

 6. Envie seu conteúdo

O processo é demorado, mas é bastante simples. Para subir um vídeo no Youtube, clique em “Enviar Vídeos”, ao lado da barra de pesquisa do site, e selecione um arquivo em um dos seguintes formatos: Windows Media Video(.avi); .3GP (celulares); .AVI (Windows); .MOV (mac); .MP4 (ipod/psp); .MPEG; .FLV (adobe flash); .MKV (h.264). Os usuários podem enviar vídeos de até 15 minutos de duração, mas é possível enviar vídeos mais longos, caso a conta tenha sido confirmada por SMS e obedeça às “Diretrizes da comunidade do Youtube”. Saiba mais: http://bit.ly/5UM6R.

7. Anotações de vídeo

As anotações dão um elemento interativo aos vídeos. Você pode usar as anotações de vídeo para adicionar informações, contar histórias com várias alternativas de final (você dá opções de como a história continua), vincular vídeos, canais ou resultados de pesquisa do YouTube a partir de um vídeo. Se você inserir anotações, ela serão exibidas por padrão, mas é possível desativá-las clicando no botão localizado no canto inferior direito do player de vídeo.

8. Edição de vídeos no YouTube

Os vídeos que você envia para o YouTube podem ser editados no próprio site, sem que a ID do vídeo seja alterada. A ferramenta de edição permite a você ajustar trechos, consertar a iluminação ou adicionar um efeito. Antes era preciso alterar o vídeo usando algum programa de edição, como o Adobe Premiere ou o Final Cut, e enviá-lo novamente, ou seja, todos os links que levavam ao vídeo não funcionavam mais. As vantagens são que o vídeo continua com o número de exibições e comentários que tiver e não é necessário realizar um reenvio.

Vá até “Meus vídeos enviados” e clique no vídeo que deseja editar. No menu acima da janela do vídeo, selecione “Editar vídeo”. Faça as alterações desejadas e clique em “Salvar” para iniciar o processamento da edição do seu vídeo

9. Creative Commons

Ao subir um vídeo no YouTube, escolha a “Licença de atribuição Creative Commons” se quiser disponibilizar o conteúdo para o uso criativo da obra. Assim, sua obra poderá ser compartilhada e remixada por outras pessoas, desde que dados os devidos créditos.

O Editor de vídeos do YouTube disponibiliza um acervo de vídeos licenciados pelo Creative Commons, que podem ser incorporadas a seus projetos. Acessando youtube.com/editor você verá a guia CC. Lá estão disponíveis os vídeos do YouTube sob essa licença.

 

  • Nome (Obrigatório)

  • E-mail (Não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)